Alunos do NPOR visitam Centro de Educação da PMPB

Alunos NPOR do 16RCMEC
Cerca de 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército Brasileiro visitaram, nessa sexta-feira (30), o Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba. O objetivo da visita foi conhecer as atividades da unidade escola da PM e ver como é feita a preparação dos futuros Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros – que atualmente estão em curso de Formação na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, no CE, em Mangabeira.

A recepção foi feita com palestra ministrada pelo Tenente Coronel Roberto Alexandre, coordenador de ensino e pesquisa da PMPB. Ele ministrou uma palestra apresentando a estrutura do centro de educação, filosofia de ensino, forma de trabalho utilizada na unidade-escola, além da missão de ‘educar para servir melhor a sociedade’. Foram também apresentados os programas tecnológicos usados pelo CE para promover o acompanhamento pedagógico e comunicação dos alunos, professores e coordenação de ensino.

Os cadetes da polícia e do Bombeiro também apresentaram alguns dados, destacando alguns projetos sociais que as instituições (PM e BM) possuem para promover uma integração maior com a sociedade, a exemplo do PROERD na PM e ‘Bombeiro na Escola’ do BM – que atuam na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

Para o comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, Major Marcos de Barros Silva, essa visita que o Centro de Educação da PM recebe todos os anos é de fundamental importância. “É importante porque promove uma integração entre todas as instituições que servem, não só a defesa social do nosso estado, mas como da federação como um todo”, destacou.

O curso de formação de oficiais da Polícia Militar e do Bombeiro Militar é realizado durante três anos, na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, em regime de semi-internato. Os alunos passam por instruções que somadas ultrapassam as 4 mil horas de aula, sendo ao final promovido a aspirante – estágio que precede a promoção para o ingresso no quadro de Oficiais Combatentes. Durante o curso, os cadetes recebem uma bolsa inicial no valor de R$1.036. A forma de ingresso é através do vestibular, onde tem alcançado o título de curso mais concorrido do vestibular da UFPB nos últimos anos.

Compartilhar