Polícia Militar habilita mais 79 praças para a graduação de 1º Sargento

Praças passaram por uma formação durante seis meses, com carga horária total de 614 horas aulas
Mais 79 policiais militares da Paraíba estão se formando nesta quarta-feira (29) no Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp) – habilitando-se para a graduação de 1º Sargento. A solenidade de formatura dos praças acontece às 9h, no auditório do Centro de Ensino (CE),
localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O evento contará com a presença dos formandos e familiares, além do Comandante do Centro de Ensino (CE), Coronel Sales Júnior. Este ano, esta é a primeira turma de formação para 1º Sargento. No entanto, 65 praças já passaram pelo curso de graduação para 3º Sargento e 44 estão em período de formação.

“Fazia algum tempo que não tínhamos o curso para 1º Sargento, mas o Comandante Geral, Coronel Euller Chaves, solicitou junto ao governador Ricardo Coutinho, que autorizou a abertura de nova turma. Foi uma iniciativa muito boa do Coronel Euller, dando-nos a oportunidade de obter mais qualificação”, frisou o Comandante do Núcleo de Programas de Extensão e Treinamento (Nupex) do Centro de Ensino, Major Antônio Josias.

Ele destacou, ainda, que os Cursos de Aperfeiçoamento em Segurança Pública são de extrema importância, uma vez que qualificam os praças para exercerem uma nova função e prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. “Além disso, é uma oportunidade para os militares darem mais um passo dentro da carreira corporativa”, completou o Major Antônio Josias.

A formação

O curso tem duração média de seis meses, com um total de 614 horas aula. São ministradas disciplinas relacionadas aos Direitos Humanos e Cidadania, Crimes Ambientais, Polícia Comunitária, Ética Profissional, Gestão Integrada da Defesa Social, Segurança Pública sem Homofobia, Administração de Conflitos e Eventos Críticos – entre outras.

Os formandos estão lotados nos diversos batalhões do Estado, como o 1º BPM (11 militares) – em João Pessoa, 8º BPM (8) – Itabaiana, 2º (4) – Campina Grande, 7º (7) – em Santa Rita.