BPTran orienta condutores sobre adesivagem eleitoral nos veículos

BPTran está realizando fiscalizações de caráter informativo nas ruas de João Pessoa
A partir da segunda-feira (27), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) irá notificar os condutores de veículos automotores com adesivagem eleitoral fora dos padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo as normas, todo automóvel só pode ter até 50% da lataria adesivada – de forma que nos quatro lados dele seja possível identificar a cor original.

Esta semana, várias blitz de caráter informativo estão sendo realizadas para orientar os condutores. Somente nesta-quarta feira (22), em fiscalização pelas ruas de João Pessoa, nove carros foram parados por apresentarem irregularidades nesse sentido. De acordo com o comandante do BPTran, Tenente Coronel Paulo Sérgio, apenas um condutor foi notificado, porque já era reincidente.

“Primeiro estamos reeducando e divulgando as normas para toda a população”, enfatizou, ao informar que a adesivagem fora dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro é uma infração grave, resultando na perda de sete pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa de R$ 127.

O comandante do BPTran destacou, ainda, que quando a infração é detectada o próprio condutor é ‘convidado’ a retirar a progaganda em excesso. “A adesivagem eleitoral de veículos foi, inclusive, discutida em reunião realizada com o juiz eleitoral e as diversas coligações da capital. No entanto, temos encontrados muitos carros com percentual de adesivagem acima do que prevê o CBT”, alertou Paulo Sérgio.

Normas

Além da lataria, os vidros do veículo também precisam estar de acordo com o que manda o Código. Na parte da frente, qualquer película (seja fumê ou de propaganda eleitoral) tem que permitir a luminosidade de 75% para que seja possível que o condutor ‘veja e seja visto’, enquanto na parte traseira o percentual é de 70%.

No caso das películas fumês, também é exigido um selo da empresa responsável pela aplicação dela, informando o grau de luminosidade. “A exceção é apenas para aqueles veículos que possuem documentação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permitindo o uso da lataria do veículos para propaganda – com percentual acima dos 50%”, ressaltou o Tenente Coronel Paulo Sérgio.

Som

Todos os carros de som utilizados em campanha eleitoral também precisam passar por vistoria no Detran a fim de obter autorização ambiental para o uso do equipamento. Conforme acordado entre as coligações partidárias e a justiça eleitoral, as carretas eleitorais estão proibidas na Grande João Pessoa. “Estamos fiscalizando todas essas situações e aplicando as correções cabíveis”, alertou o comandante do BPTran.

Blitz

Durante toda a manhã e tarde desta quarta-feira (22), policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba realizaram uma fiscalização em pontos de João Pessoa, que culminaram com a retenção de 50 veículos e a notificação de 60 condutores por infrações de trânsito.

Entre as principais irregularidades encontradas estão a falta de habilitação (infração gravíssima, com aplicação de multa de R$ 575), de equipamentos de uso obrigatório (a exemplo de capacetes e retrovisores) e de licenciamentos do veículo.

Além de retirar de circulação automóveis em situação irregular e condutores não habilitados (diminuindo assim os riscos de acidentes), as fiscalizações do BPTran vêm auxiliando no combate à criminalidade, já que diversos fugitivos da justiça foram identificados e capturados durante as operações.

Compartilhar