Homenagem a Elísio Sobreira atrai o povo ao Espaço Cultural

Tropa formada para a solenidade
A solenidade que celebrou o Dia do Patrono da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Coronel Elísio Sobreira, levou centenas de pessoas ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

O evento aconteceu na tarde de segunda-feira (20) e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, que receberam homenagens e prestigiaram a formatura que eleva as conquistas históricas da corporação.

Durante a solenidade, o governador do Estado, Ricardo Coutinho, destacou a importância dos investimentos feitos na Polícia Militar nos últimos 18 meses e anunciou mais ações que devem ter recursos na ordem de quase R$ 8 milhões.

“Estou determinando a abertura de licitação para a compra de um helicóptero para que nós possamos ter um instrumento importante nas atividades desempenhadas pelos policiais”, declarou o governador, ao revelar que foi assinada na segunda-feira (20) uma ordem para abertura de licitação para construção de 500 unidades residenciais – parte delas a serem entregues a policiais.

No seu discurso, o governador elogiou o trabalho da Polícia Militar em resgatar a tranquilidade em locais que antes as pessoas não podiam sair de casa após as 18h. Problema que não acontece mais hoje, em bairros como São José, Mandacaru e Bola na Rede – onde as pessoas tranquilamente colocam as cadeiras na frente de casa e podem conversar com os vizinhos e amigos.

O governador Ricardo Coutinho foi um dos homenageados durante a solenidade no Espaço Cultural, sendo agraciado com a medalha de ‘serviços distintos’ – que reconhece o trabalho de quem presta serviços relevantes à sociedade.

Além dele, 119 autoridades civis ou militares receberam a medalha de ‘serviços distintos’ e 61 foram agraciados com a medalha do mérito ‘Elísio Sobreira’ – a mais alta comenda da PM. No total, 181 pessoas receberam uma das honrarias.
O evento do Dia do Patrono também foi marcado pela promoção de 72 oficiais e a incorporação de 34 novos cadetes à PM. Na ocasião, também foi feito o lançamento da canção oficial da polícia Militar da Paraíba, entoada por todos os policiais presentes no Espaço Cultural.

Ao som da banda de música da PM, o público pôde conhecer alguns dos valores históricos da corporação, traduzido pela letra da nova canção. Um desfile das tropas presentes encerrou a solenidade, com a demonstração de alguns dos equipamentos adquiridos este mês pela instituição (500 capacetes, 24 motos para o Batalhão de Policiamento de Trânsito, 37 bicicletas apropriadas para a ciclopatrulha, 24 caminhonetes cabine-dupla e 24 veículos pálio weekend para a radiopatrulha).

Promoções – Com as promoções de agosto, já são mais de 400 promoções de oficiais e 1500 de praças este ano. Os parâmetros essenciais utilizados para as ascensões são as prestações de serviço dos militares à sociedade, reconhecendo os esforços que os policiais desprendem em suas jornadas de trabalho.

Melhorias no Efetivo – Em menos de dois anos, a Polícia Militar recebeu quase 800 novos soldados, convocados do último concurso realizado pela instituição, em 2008. Todos os candidatos aprovados nesse certame já foram chamados. Os concursos internos também foram retomados: uma turma de 60 sargentos foi formada no primeiro semestre deste ano e uma nova com mais 60 sargentos será formada até o fim de 2012.

Investimentos – Só este ano, já foram investidos cerca de 30milhões em equipamentos de segurança e fardamentos para a Polícia Militar. Novas viaturas, armas de vários calibres, munições, coletes balísticos, teaser, capacetes, bicicletas e fardamentos fazem parte do pacote dos quase 10 mil itens recebidos, o que vem promovendo melhores condições para a Polícia Militar enfrentar o crime organizado.

A ordem de licitação para construir 500 apartamentos destinados a policiais militares, civis e bombeiros militares, totalizarão recursos na ordem de R$ 33 milhões – o que promove a inclusão, dentro das políticas públicas, dos profissionais da área de segurança do Estado.

Compartilhar