PM faz 180 anos investindo em equipamentos e qualificação

Novos oficiais

As polícias Militar e Civil do Estado da Paraíba vão receber, nas próximas semanas, 200 novos veículos automotores equipados para serem utilizados no combate à violência e na manutenção da segurança da sociedade. A entrega dos veículos foi confirmada pelo governador Ricardo Coutinho nessa quinta-feira (2), durante solenidade comemorativa pelos 180 anos de fundação da Polícia Militar, ocorrida no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na oportunidade, foi apresentado aos presentes um resumo das principais ações desenvolvidas nos treze primeiros meses da atual administração.

Nesse período, 700 policiais militares foram inseridos em cursos de formação e foram feitas 228 promoções de oficiais e 500 promoções de praças. Além disso, muitos equipamentos foram adquiridos, incluindo 1.501 pistolas calibre 40, 380 mil munições dos mais diversos calibres, 28 mil novos uniformes de serviço, 403 submetralhadoras MT-40, 850 algemas, 2,5 mil coletes balísticos, 300 espingardas calibre 12 e 136 motocicletas.

Com o aparelho policial mais qualificado, equipado e humanizado, o Governo pode oferecer à sociedade paraibana resultados importantes, como a realização da mais de 100 mil atendimentos por meio do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop); o aumento em 28%, em relação ao ano de 2010, dos índices de apreensão de armas de fogo; a apreensão de três vezes mais a quantidade de drogas apreendida em 2010; e o atendimento de 500 mil pessoas no Hospital da Polícia Militar, onde nasceram 3,6 mil crianças.

Determinado a diminuir os índices de violência em toda a Paraíba, Ricardo observou que ainda há muito a ser feito para que a população volte a ter o nível de segurança pública a que tem direito. Ele observou, entretanto, que nos treze primeiros meses de sua administração muitas conquistas podem ser comemoradas, dentre elas a queda de 11% nos índices de homicídios relacionados à Região Metropololitana de João Pessoa.

Citando exemplos, o governador observou que, a partir da ação da Unidade de Polícia Solidária (UPS), nos últimos dois meses foi registrado apenas um homicídio no Bairro São José; o bairro de Mandacaru passou 37 dias sem registrar um homicídio; e as comunidades do Alto do Mateus e da localidade denominada Bola na Rede, que eram áreas extremamente preocupantes, estão sob controle. “Isso se deu graças à estratégia que estamos usando de aproximar a Polícia da sociedade; de colocar a Polícia permanentemente em cada espaço”, ressaltou.

Comemorações – A solenidade comemorativa pelos 180 anos da Polícia Militar da Paraíba foi marcada pela realização de desfile militar, apresentação de tropas, entrega de medalhas, promoção de militares e entrega de novos armamentos. A programação foi iniciada com a recepção ao governador Ricardo Coutinho feita pelo comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, e pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima. As autoridades passaram em revista a tropa e, na sequência, a Banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional.

Com a participação do vice-governador Rômulo Gouveia e do deputado João Gonçalves, que representou o Poder Legislativo, o evento foi marcado pela entrega de 17 Medalhas por 30 anos de serviço a policiais militares destacados pela excelência na execução de suas missões. Também foram entregues 20 insígnias aos praças promovidos em diversas graduações. Além disso, oficiais promovidos prestaram compromisso ao Primeiro Posto diante da Bandeira Nacional, e houve ainda a leitura da Ordem do Dia, feita pelo comando geral da PM.

Ainda durante a solenidade, foram entregues pistolas, submetralhadoras e munições adquiridas por meio de investimentos da ordem de R$ 5,2 milhões, tudo destinado ao reforço do aparelhamento policial.

Após os discursos do coronel Euller Chaves, do secretário Cláudio Lima e do governador Ricardo Coutinho, foi realizado o desfile de tropas, incluindo a Cavalaria. Em seguida, a solenidade foi encerrada com um show pirotécnico.

Avanços importantes – Em um ano e um mês da atual gestão estadual, a Polícia Militar da Paraíba conquistou benefícios importantes e ampliou seu raio de ação com a instalação de novas unidades, dentre as quais a Polícia Solidária, que passou a atuar nos bairros de Mandacaru, Bola na Rede, Alto do Mateus e Bairro São José, todos em João Pessoa. A atuação dessas unidades tem resultado na diminuição da ocorrência de ações criminosas, notadamente de homicídios.

Segundo dados disponibilizados pela Assessoria de Comunicação da PMPB, operações policiais foram realizadas e resultaram em desarticulação de grupos criminosos que atuavam em várias regiões da Paraíba, sobretudo em assaltos a bancos. A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, tirou de circulação aproximadamente 70 membros de grupos criminosos que praticavam este tipo de crime, levando temor e terror às populações de vários municípios.

Outra iniciativa importante é a “Operação Divisas”, que consiste no aumento do efetivo nas cidades que fazem divisas com Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e que tem contribuído para reduzir o fluxo de bandidos desses Estados para a Paraíba. Na região de Catolé do Rocha, outra grande operação policial prendeu vários membros de famílias que tinham envolvimento em crimes de pistolagem. Durante as últimas três décadas, segundo a PM, a atuação desses grupos vitimou cerca de 100 pessoas.

O Governo do Estado também inovou na modalidade de conceder benefícios aos policiais militares: fixou o Auxílio Alimentação, adquiriu dez mil fardamentos e concedeu aumento salarial acrescido de uma Bolsa Desempenho. Já em 2012, o Governo do Estado adquiriu 200 viaturas, que deverão ser entregues à corporação ainda neste semestre.