Polícia Militar conclui o Curso de Formação de Oficiais

A Polícia Militar da Paraíba através do Centro de Educação realizou na tarde desta sexta-feira, dia 16, a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais da PM e dos Bombeiros Militares. A solenidade foi presidida pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e contou com a presença do comandante geral da Corporação, Coronel Euller de Assis Chaves.

A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco é uma unidade profissional de nível superior responsável pela formação dos oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar. O atual comandante da APMCB é o major Rochester Guimarães do Vale, que está n função desde outubro de 2011.

O Curso de Formação de Oficiais é reconhecido como curso de nível superior pelo Conselho Estadual de Ensino, sendo intitulado bacharelando em segurança pública. O CFO funciona em regime de semi-internato, com duração de três anos seriados, divididos em seis períodos. O cadete (aluno CFO) é admitido através do concurso Vestibular da Coperve.

Este curso teve início no dia 2 e março de 2009, composto por 45 alunos na turma da Polícia Militar e por 20 alunos da turma do Corpo de Bombeiros Militar. Durante o Curso foram ministradas noventa e nove disciplinas, totalizando 3.475 horas-aulas. Já o CFO/BM foram ministradas 85 disciplinas, totalizando 3.800 horas-aulas. As atividades pedagógicas foram encerradas no último dia 14 de dezembro de 2010.

Este ano, a Polícia Militar da Paraíba recepcionará 18 novos Aspirantes. Também foram formados 45 Aspirantes pertencentes a outras co-irmãs, sendo 23 das Policiais Militares do Mato Grosso do Sul, 03 de Sergipe, e 01 de Pernambuco.

No seu discurso o secretário Cláudio Lima destacou a preparação intelectual dos que hoje ingressam na Polícia Militar da Paraíba e no esforço do Governo do Estado em criar condições adequadas para que a população seja beneficiada com uma segurança de qualidade tanto intelectual como operacional.

Por outro lado, ele disse que várias conquistas estão sendo alcançadas paulatinamente para melhorar a segurança pública na Paraíba, pois no próximo ano serão adquiridos materiais e equipamentos que darão maior confiabilidade aos profissionais de segurança pública, além de proporcionar conforto aos que estão nas ruas diuturnamente garantindo a segurança de todos os paraibanos.

Para o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, esta formatura do CFO mostra sem dívida alguma que o Centro de Educação vem cumprindo seu papel fundamental de preparar adequadamente todos os profissionais de segurança pública que passa por aquele centro de excelência.

Segundo o coronel Euller, a inteligência não envelhece as palavras de sabedoria que dela brotam e carregam a eternidade. Ele também destacou para os novos formandos que não deixem os valores e ensinamentos recebidos neste templo de educação em Segurança Pública, jamais envelhecerem, este patrimônio que é propriedade de cada um de vocês foi destinado ao jovem- em todas as idades- pois o sangue que nos aquece como profissionais de Segurança Pública, bombeiros e policiais militares circulam nas veias de quem tem alma de Aspirante.

Continuando, o coronel Euller afirmou que todos devem buscar a construção do novo oficial para os novos tempos, daí, é preciso escolher e ter a consciência da escolha para não se arrepender do caminho escolhido, é analisando as qualidades que vocês se desenvolverão; os deveres que lhe incubem e o papel que têm a desempenhar devendo se aproximar da perfeição. Nesta direção empreguem todas as suas forças, lembrando-se sempre que é da soma dos esforças particulares que dependerá o êxito final.

Compartilhar