Polícia Militar desfila e empolga multidão no dia 7 de Setembro

PM empolga multidão no desfile do dia 7 de Setembro
O dia 7 de setembro data em que o Brasil se tornou independente de Portugal no ano de 1822, é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes e gloriosos do País. Por isso, deve ser comemorado não apenas como uma festa, mas sobretudo, como um evento para reflexão sobre os rumos que a nação vem trilhando em sua história desde de 1500, data oficial de seu descobrimento.

Foi neste contexto que o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, participou da incorporação do Pavilhão Nacional, na manhã desta quarta-feira, dia 7, realizado em frente ao QCG, afirmando que o principal na Instituição é o homem que faz a quase bicentenária Corporação, e neste propósito o Governo do Estado está investindo no aparelhamento da PMPB, com a finalidade maior de dar melhores condições de trabalho aos mais de nove mil homens e mulheres que compõem a força estadual de segurança pública, bem como desejou a todos um grande desfile onde o orgulho e os brios da Corporação serão mostrados a todos os paraibanos.

O governador Ricardo Coutinho assistiu, na manhã desta quarta-feira (7), ao desfile cívico militar realizado na Avenida Duarte da Silveira em homenagem à Independência do Brasil. Às 8h, houve revista as tropas com a participação do governador, do general de Brigada Márcio Velloso Guimarães e dos coronéis Jair Carneiro de Barros e Euller de Assis Chaves, comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Paraíba, respectivamente.

Após o hasteamento dos Pavilhões Nacional (Ricardo Coutinho), da Paraíba (General Velloso) e da cidade de João Pessoa (Luciano Agra), o governador concedeu entrevista e falou da satisfação de, pela primeira vez, participar do ato como governador do Estado, afirmando que a Paraíba está avançando e que o momento é de alegria. “A Paraíba é um estado que está mostrando o seu potencial’, afirmou.

O desfile foi iniciado logo depois de o governador e o general Velloso realizarem a revista da tropa e chegarem ao local do evento num veículo de combate Urutu, do Exército Brasileiro. Sempre ao lado da esposa, a jornalista Pamela Bório, e do filho Henry, o governador assistiu a todo o desfile e, ao final, apagou a pira acesa na frente do DER. Depois, fez questão de cumprimentar o público.

Desfile – Representantes da Funad foram os primeiros a desfilar. Comemorando 20 anos de existência, o pessoal da Funad chamou a atenção das autoridades e do público que compareceu ao desfile, arrancado aplausos de todos.

Ainda no palanque, o governador recebeu uma comitiva de indígenas da aldeia Potiguaras, das reservas de Baía da Traição e Marcação, que lhe entregou um cocar e uma camiseta. Ricardo Coutinho disse que foi muito importante a participação dos indígenas no desfile deste ano. “Eles representam o início da civilização brasileira, jamais poderiam ser excluídos desta festa”, disse o governador.

Fizeram parte do desfile vários educandários particulares e públicos, as forças do Exército e da Marinha, o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil, a Cavalaria da Polícia Militar e as polícias Federal e Rodoviária Federal. O diferencial deste ano foi a participação dos índios e de outras entidades de classe no desfile, como o MST e o Pró Moradia, que elogiaram a iniciativa do Estado em promover sua inclusão.

I- BREVE HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR e Composição da Tropa

A Polícia Militar da Paraíba foi criada em 03 de fevereiro de 1832, contando com 179 anos de existência é a Instituição mais antiga do Estado da Paraíba. Ao longo dos
anos recebeu várias denominações:

CORPO DE GUARDAS MUNICIPAIS (1832)
FORÇA POLICIAL (1835)
BATALHÃO POLICIAL (1908)
FORÇA POLICIAL (1912)
REGIMENTO DE POLÍCIA MILITAR (1931)
FORÇA PÚBLICA (1932)
POLÍCIA MILITAR (1935)
FORÇA PÚBLICA (1940)

E finalmente por força do Decreto nº 1.044 de 24 de janeiro de 1946, recebeu a denominação que até hoje ostenta: POLÍCIA MILTAR DA PARAÍBA.

A Instituição tem como Patrono o Coronel ELÍSIO Augusto de Araújo SOBREIRA,atualmente é comandada pelo Coronel QOC EULLER DE ASSIS CHAVES, tendo como subcomandante o Coronel QOC WASHINGTON FRANÇA DA SILVA.

Nos seus 179 anos de existência, a Polícia Militar tem uma história marcada por heroísmo e vitórias. O Comando da Corporação, seguindo as orientações do Governo do Estado por meio do Plano Estadual de Segurança Pública, vem investindo decisivamente na melhoria da logística e qualificação profissional de seus integrantes
com diversos cursos e estágios realizados no âmbito da Corporação e em outras Instituições co-irmãs.

Pelos seus feitos, a Polícia Militar vem a cada ano se fortalecendo como exemplo no âmbito das Corporações Militares de todo o país, sobretudo no ensino e instrução,
pois hoje, o Centro de Educação é referência absoluta na formação, aperfeiçoamento e especialização de policiais militares e pessoas da comunidade, por lá passando
desde sua fundação milhares de profissionais dos mais diversos campos do conhecimento humano.

II- COMPOSIÇÃO DA TROPA

1- BANDA DE MÚSICA, criada em 1870, completa este ano 141 anos de existência, atendendo toda a sociedade paraibana, possui um efetivo de 67 policiais militares músicos.
Comandante e Maestro da Banda: Major PAZ

2- COMANDANTE DA TROPA: A tropa da Polícia Militar da Paraíba que ora desfila na Av. Duarte da Silveira é comandada pela TC Daniel Sales Silva Júnior. Subcomandante da tropa: Maj Waldomiro da Costa Guedes Filho

3- O ESTADO MAIOR ESTRATÉGICO é composto pelos oficiais superiores: Major Roberto, Major Fabiano, Major Ramalho, Major Adielson e Major Jucier.

4- A GUARDA BANDEIRA é composta por oficiais e cadetes da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, na condução das bandeiras temos:

Pavilhão Nacional: Tenente Ítalo

Bandeira da Paraíba: Tenente Cauhê

Bandeira do Centro de Educação: Tenente Albuquerque

5- O CENTRO DE EDUCAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR é composto pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, do Núcleo de Programas de Extensão e Treinamento e pelo Colégio da Polícia Militar.

Criado em 18 de abril de 1990, o Centro de Educação está situado no Conjunto Mangabeira VII, sendo responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de policiais e civis deste Estado e de outras co-irmãs que enviam seus integrantes para a nossa Corporação, devido ao nível de
excelência alcançado em sua educação e instrução.

5.1- A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO CABO BRANCO – APMCB, órgão de ensino superior, é responsável pela formação, aperfeiçoamento, habilitação e especialização de oficiais da Polícia Militar. Os cadetes depois de formados
recebem o título de Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Paraíba.

Comandante da Companhia APMCB: Major Lábis

SubComandante da Companhia APMCB: Cap Ubiraci

Comandante do 1º Pelotão do CFO: Tenente Marcos

Comandante do 2º Pelotão do CFO: Tenente Priscila

Comandante do 3º Pelotão do CFO: Tenente Chaves

(Os pelotões são formados por cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar)

5.2- O NÚCLEO DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO E TREINAMENTO –
NUPEX, criado em 2004, é responsável pelo incentivo ao desenvolvimento da pesquisa científica, como ferramenta para a geração de conhecimentos.

Comandante da Companhia NUPEX: Major Juceílton

SubComandante da Companhia NUPEX: Cap Corrêa

Comandante do 1º Pelotão do CFS: Tenente Victor

SubComandante: Tenente Tatiana

Comandante do 2º Pelotão dos Novos Soldados: Tenente Wellington

SubComandante: Tenente Suênia

(Os pelotões são formados por alunos do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar e pelos novos soldados da PM)

O COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – CPM, criado em 1994, é responsável pelo ensino da alfabetização até o ensino médio dos filhos de policiais militares e pessoas da comunidade.

Comandante da Companhia CPM: Cap Edinaldo

SubComandante: Tenente Gilmar

Comandante do Pelotão CPM: 2º Ten Matilde

(O pelotão é formado por alunos do Colégio da Polícia Militar)

6- O GRUPAMENTO FEMININO, formado por representantes de diversos segmentos da Corporação, mulheres que atuam em todas as modalidades de policiamento.

Comandante do Grupamento feminino: Capitã Isabelle

Comandante do pelotão feminino: 2º Ten Thalita

SubComandante do pelotão feminino: 2º Ten Alessandra

7- PELOTÃO DA SAÚDE, responsável pelo atendimento clínico e cirúrgico de policiais militares e da comunidade paraibana, através do Instituto Hospitalar General Edson Ramalho.

Comandante do Pelotão da saúde: Capitão Marckson

8- O GRUPAMENTO DE UNIDADES ESPECIALIZADAS representa as atividades especializadas nos diversos tipos e modalidades de policiamento.

8.1- O BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL tem como missão fundamental zelar pela fauna e flora do Estado, bem como a repressão ao tráfico de animais silvestres.

Comandante do Grupamento ambiental: Capitão Bruno

8.2- OS POLICIAIS DO CHOQUE têm como missões primordiais o controle de manifestações públicas que excedam os limites legais e causem danos à coletividade. Além de atuar nas escoltas de presos perigosos, rebeliões em presídios, reintegrações de posse e reforço policial nos principais corredores bancários da grande João Pessoa.

Comandante do Grupamento do Choque: Maj Ferreira

8.3- O GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS – GATE, atua em ocorrências envolvendo artefatos explosivos, reféns, busca e captura de infratores da lei homiziados em locais de difícil acesso.

Comandante do GATE: Maj Bisneto

8.4- O CANIL da Polícia Militar apóia as Unidades na busca de entorpecentes e no policiamento em eventos desportivos e controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais. Conta atualmente com um plantel de 23 cães.

Comandante do Grupamento do Canil: Capitão Magno

8.5- A CEATUR (Companhia Especializada em Apoio ao Turista) atua no policiamento ostensivo e preventivo em áreas freqüentadas por turistas. É composta pelo Policiamento Ostensivo motorizado, a pé e com bicicletas. Conta
com um efetivo de 87 policiais.

Comandante do Pelotão da Ciclopatrulha da CeaTur: Tenente Fernandes

9- DESFILE MOTORIZADO DA BRIOSA POLÍCIA MILITAR

9.1- A COMPANHIA DE RONDAS OSTENSIVAS TÁTICAS COM APOIO
DE MOTOS – ROTAM tem como missão o patrulhamento com o apoio de motocicletas, onde o emprego de veículos de quatro rodas seja inviável, proporcionado rapidez e eficácia ao atendimento de ocorrências
.
Comandante do Grupamento da ROTAM: Capitão Luiz Antônio

9.2- AS VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR, rangers, blazers, ecosports, santanas, corsas sedans, topics, jeeps Land Rover, são utilizadas para o patrulhamento ostensivo sendo equipadas com equipamentos de rádios comunicação de alta tecnologia, dispositivos sonoros e luminosos.

10- O REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA CORONEL CALIXTO, foi criado em 22 de agosto de 1997, conta com um efetivo de 122 policiais militares na Capital e 54 em Campina Grande, um plantel de 70 cavalos, na capital. O RPMont, jovem unidade da nossa briosa Polícia Militar, teve como primeiro
comandante o então Capitão Wilde de Oliveira Monteiro,sua atuação é direcionada ao policiamento ostensivo, ao policiamento em grandes eventos e controle de distúrbios civis. Atualmente é comandado pelo Tenente-Coronel José de Anchieta Leite.

Comandante do Grupamento do RPMont: Tenente-Coronel Anchieta

SubComandante do Grupamento: Capitão Cavalcanti

Estado Maior: Capitão Carlos, Filipe e Tenente Manoallyson

Comandante do 1º Pelotão do RPMont: Tenente Sanchez

(O pelotão desfila com seu uniforme histórico)

Comandante do 2º Pelotão do RPMont: Tenente Marília

Pelotão de Policiamento Ordinário

Comandante do 3º Pelotão do RPMont: Tenente Tiago

(O pelotão de Choque Montado atua em ações de distúrbio civil, como reintegrações de posse, rebeliões em estabelecimentos prisionais, bem como no policiamento em praças desportivas).

Compartilhar