Banda de música realiza concerto nesta quinta-feira em Tambaú

Banda de Música da PM

Dentro das comemorações alusivas ao patrono da Policia Militar da Paraíba, coronel Elísio Sobreira, a banda de música da Corporação fará um concerto no Busto de Tamandaré, localizado na praia de Tambaú, nesta quinta-feira, 18, às 19:00horas

A banda música da Polícia Militar da Paraíba foi criada através da lei nº 291 de 08 de outubro de 1867, pelo então 2º vice-presidente da província o Barão de Maraú, oficial da imperial ordem da rosa e cavalheiro de Cristo- José Teixeira de Vasconcelos.

Sua organização se deu em 15 de fevereiro de 1870, no governo de Venâncio Jose de Oliveira Lisboa, contando com 20 elementos e tendo como mestre o 1º sargento Jorge Matiniano Lopes de Sampaio, que logo foi substituído por outro colega de arte, o 1º sargento Florentino da Silva Ramalho no dia primeiro de março do mesmo ano, sendo seu contra-mestre o 2º sargento José Joaquim de Oliveira.

Por ocasião de sua primeira exibição em público, o que se deu no dia 09 de julho em 1870, em frente ao Palácio do Governo, tinha seu novo mestre na pessoa de Florentino da Silva Ramalho, que mereceu do próprio presidente da província elogio por escrito em que ressaltou não só a satisfatória apresentação como a exuberante prova de habilidade, zelo e esforço do mestre.

A história da banda de música da PMPB está ligada não apenas à Corporação a que pertence, mas a história do próprio Estado. A sua afinação e a virtuosidade dos seus músicos é conhecida através dos tempos e foi comprovada em concurso bandístico militar realizado em Recife, quando conquistou a honrosa colocação, competindo com bandas do Exército, Aeronáutica e de Polícias Militares do Nordeste.

Por ocasião da comemoração de seu centenário em 1970, apresentou no teatro Santa Rosa, em João Pessoa, especial audição com músicas eruditas e números populares. Em 1973 na troca do pavilhão Nacional, em Brasília obteve grande sucesso e muitos elogios.

A banda de música da PM além de destacar-se sobre maneiras nas solenidade militares abrilhantou também todas as solenidades de formatura da Força Nacional, no período em que esteve presente no nosso estado, bem como marcante presença em todas as solenidades oficiais, em cerimônias cívicas, religiosas, fúnebres e ainda constante programação de retretas, em jogos olímpicos e tantos outros eventos que seria difícil enumerar.

Excelentes artistas têm saído dos seus quadros, que honra o nome da Polícia Militar e da Paraíba, tanto no país como no exterior, como é p caso do maestro Severino Araújo: da orquestra Tabajara do Rio de Janeiro, Moacir Santos: professor de música nos EUA e José Barreto: componente da orquestra Tupy do Rio de Janeiro

Compartilhar