Cmt da 3º CPTran visita 2º BPM para divulgar Manual de Trânsito

O encontro aconteceu no 2º BPM
Durante a manhã desta sexta-feira, o CMT. da 3º CPTran e 2º CPRv – Major Hilmartom Xavier Silva realizou uma visita ao 2º BPM. O objetivo da visita foi entregar ao CMT. TC João da Matta o Manual de Levantamento de Local de Acidente de Trânsito, manual este que corresponde aos estudos realizados e desenvolvidos no Batalhão fundamentado nas atividades e ocorrências vivenciadas no dia-a-dia. Os exemplares do manual são de circulação interna e também serão enviados gratuitamente às instituições que estão ligadas diretamente ao assunto.

APRESENTAÇÃO

Os espaços públicos são, antes de tudo, um patrimônio de todo e qualquer cidadão, e como todo patrimônio deve ser cuidado e protegido com muito zelo e esmero por todos que deles utilizam, esta proteção deve ser assegurada pelo Estado, que por sua vez confia este importante trabalho as suas instituições.

Dentro desta perspectiva encontram-se nossas vias de circulação que são utilizadas cotidianamente por pedestres, condutores e veículos, e estes, por conseqüente, estão sujeitos a acidentes que podem ser causados por imperícia, negligência, imprudência ou fatalidades.

Em todos esses casos, não havendo vítima fatal ou lesão corporal de natureza grave caberá a presença
dos agentes de trânsito para realizar a feitura do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) e apontar
de forma descritiva as nuanças do acidente tomando como referência a legislação de trânsito vigente.

O levantamento de local de acinte de trânsito é sem dúvida um trabalho extremamente técnico que exige do profissional responsável pelo levantamento das circunstâncias do sinistro, um extremado zelo e um vasto conhecimento legal concernente a legislação de trânsito.

Com o fito de a cada dia proporcionar um melhor serviço a sociedade e com isso assegurar o direito de condutores e pedestres, a 3º CPTran e a 2º CPRv se imbuíram do desejo de criar no âmbito destas companhias um manual que servisse não só como fonte de consulta, mas como uma ferramenta constante de aperfeiçoamento, capacitação e padronização das atividades de seus agentes quando da realização dos boletins.

Este manual não tem a pretensão nem a ousadia de dispensar leituras outras acerca da temática, ou mesmo ser uma fonte inquestionável e esgotada sobre o assunto, tendo em vista a discussão pertinente a trânsito ser algo cada vez mais recorrente e carente de atualizações, porém, se propõe
a contribuir de maneira singela ao objetivo perseguido por todos nós Policiais Militares, que é o de bem servir a sociedade.

Compartilhar