Coronel Euller participa de palestra sobre policiamento comunitário em Mandacaru

Cmtg Euller participa de palestra em Mandacaru

Concretizar definitivamente o processo de implantação do Policiamento Comunitário no bairro de Mandacaru. Foi o objetivo de mais uma palestra proferida pelo tenente coronel Marcos Alexandre Sobreira, para os moradores daquela localidade e líderes comunitários. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves, e o superintendente da Empresa Municipal de Limpeza Urbana- Emlur, Coriolano Coutinho, participaram do evento. Também estava presente ao encontro a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp- Aline Pitombeira.

POLÍCIA COMUNITÁRIA

A filosofia da Polícia Comunitário tem como princípio basilar, estabelecer uma relação de confiança com a comunidade, ou seja, a partir do estreitamento dessa relação se vislumbrará um entendimento mútuo, tornando-se uma grande parceria entre a polícia e a comunidade

O Policiamento Comunitário é uma filosofia de policiamento personalizado, onde o policial atua costumeiramente na mesma comunidade, visto que possibilitará conhecer melhor todo o local de atuação, da mesma forma, que ficará conhecido pelos moradores do bairro.

O policial age numa parceria preventiva com os cidadãos, visando evitar o surgimento de problemas. A filosofia é de antecipar-se aos problemas de segurança, ou seja, agindo de forma proativa sobre suas causas, buscando a resolução dos conflitos de forma pacífica.

De forma efetiva, a Polícia Militar do Estado da Paraíba, vem instalando bases de policiamento comunitário, a exemplo da base instalada no Alto do Mateus no mês de abril e, atualmente em Mandacaru, esta sendo estruturado um ambiente para a instalação da base comunitária de forma definitiva naquele bairro.

É com esse entendimento e convicção, que a Polícia Militar da Paraíba vem buscando fortalecer essa filosofia, não apenas com a sociedade, mas fundamentalmente, no seio da corporação.

O Centro de Educação da Polícia Militar, já concluiu a 2ª turma do Curso Nacional de Promotor de Policia Comunitária, de um total previsto de oito turmas de 50 alunos para este ano.

Participam do curso, além de policiais militares e civis, bombeiros militares, guardas municipais e lideranças comunitárias, onde todos estão sendo capacitados para atuarem no campo da Segurança Pública, conforme os princípios norteadores da filosofia da Polícia
Comunitária, bem como para atuar na mobilização social junto às comunidades.

A Polícia Militar do Estado da Paraíba tem demonstrado a capacidade de se adaptar aos novos tempos, vivendo e readequando seus paradigmas sem, no entanto, perder o foco da sua missão constitucional que é a preservação da ordem pública e a garantia dos direitos do cidadão paraibano.