Academia treina policiais para Campanha do Desarmamento

Quarenta policiais civis militares e bombeiros, que participarão da Campanha do Desarmamento 2011, estão recebendo treinamento específico na Academia de Ensino da Polícia (AEP), em João Pessoa. Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), o curso está sendo realizado nesta sexta-feira (1º).

De acordo com o diretor da AEP, delegado Bergson Almeida de Vasconcelos, os policiais estão recebendo aulas sobre como operar o sistema de cadastro informatizado e ainda de como inutilizar as armas no momento do recolhimento. “É um treinamento de um dia, fundamental para o bom andamento da campanha no Estado”, explica o diretor.

O curso tem como instrutores o tenente-coronel Marcos Sobreira, coordenador estadual de Polícia Comunitária, Almir Laureano, do MovPaz e Rede Desarma Brasil, além do diretor da Academia, Bergson Vasconcelos.

A Campanha do Desarmamento na Paraíba será iniciada no dia 6 deste mês com a meta de sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. De acordo com o Ministério da Justiça, estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, no período de realização das campanhas.

As novidades na edição de 2011 da campanha do MJ são o anonimato, a inutilização do material ainda no ato de entrega, a agilidade no pagamento da indenização, que vai de R$ 100 a R$ 300 e pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias, além da ampliação da rede de recolhimento.