Secretário apresenta ações de segurança na Assembleia Legislativa

Coronel Euller estava presente nos debates
Com o objetivo de apresentar ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para combater a criminalidade e números sobre a segurança pública na Paraíba, o secretário Cláudio Lima, da Segurança e da Defesa Social (Seds), esteve na manhã desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa (AL).

Durante a sessão especial proposta pelo deputado Trócolli Jr. (PMDB), o secretário explicou aos parlamentares projetos da pasta, assim como exibiu planilhas e gráficos baseados em um diagnóstico desenvolvido pelo órgão, que apontam uma curva crescente de criminalidade no Estado.

Por isso, explicou Cláudio Lima, a prioridade de sua gestão é o enfrentamento aos crimes contra a vida, principalmente nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande e Patos.

Em relação ao número de homicídios, o secretário apresentou dados do Ministério da Saúde e do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, que atestam o aumento de 507 crimes desse tipo no ano 2000 para 1.485 em 2010. Desses, 512 em João Pessoa.

“A situação era muito boa há 10 anos, mas a criminalidade aumentou e aqui não foi diferente. Para ir de encontro a essa realidade, temos uma gestão que enxerga a segurança pública como uma política de Estado, com foco em planejamento, combinação de ações preventivas e repressivas, participação da sociedade, continuidade e resultados, além de investimentos”, declarou Cláudio Lima, agradecendo a oportunidade de prestar esclarecimentos à população através da AL.

Respondendo questionamentos dos parlamentares presentes, Cláudio Lima teve a oportunidade de esclarecer ações estruturantes desenvolvidas pela Seds, os resultados da Operação Mandacaru, e o porquê da não aquisição de um helicóptero para a polícia da Paraíba, causada pela devolução de verbas de um convênio com o Ministério da Justiça, que venceu em dezembro de 2010.

Acompanharam Cláudio Lima na sessão o secretário executivo da pasta, Raimundo Silvany, o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro, o comandante da Polícia Militar, cel Euller Chaves, e o comandante do Corpo de Bombeiros, cel Jair Carneiro de Barros, entre outros auxiliares.

Compartilhar