Proerd beneficiará mais cinco municípios paraibanos

Coronel Euller e os prefeitos do Vale do Mamanguape
Mais cinco prefeituras da Paraíba foram beneficiadas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência- Proerd. O convênio foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 03, no Quartel do Comando Geral. O ato de assinatura contou com as presenças do comandante geral da PMPB, coronel Euller de Assis Chaves,do coordenador estadual do Programa, major Onivan Elias, e os prefeitos de Mamanguape, Mataraca, Itapororoca, Capim e Cuité de Mamanguape, além da promotora da cidade de Mamanguape, Ana Maria França, que representou o Ministério Público.
O coronel Euller de Assis Caves destacou o papel fundamental da implantação do Proerd nos municípios paraibanos, adiantando que atualmente é um instrumento eficiente na prevenção ao uso indevido de drogas, e a meta do Programa é atingir todos os 223 municípios paraibanos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela professora Ruth Rich, em trabalho conjunto com especialistas do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (EUA), em 1983. Atualmente, a ação está presente nos 50 estados americanos e em mais 58 países. No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e desde 2002 foi estendido a todos os Estados brasileiros e no Distritor Federal.

Segundo informações do coordenador estadual do Proerd, major Onivan Elias, o Programa é desenvolvido nas escolas de 5ª e 7ª séries do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada a crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e, após dez semanas de curso, os alunos recebem o certificado de conclusão e prestam o compromisso de ficar longe das drogas.

Metodologia – O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, escola e família.

Toda sua estrutura oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

A iniciativa não invalida qualquer outra do tipo, trabalho ou atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva dos gestores constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do Proerd, para atender parcela cada vez mais significativa de crianças e adolescentes, criando uma rede protetora e crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

Compartilhar