Centro de Equoterapia da PMPB comemora aniversário de dois anos

Apresentação da portadora de necessidades especiais do Centro de Equoterapia da PM
O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba comemorou neste sábado, dia 02, o aniversário de dois anos de fundação. A solenidade aconteceu no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, e contou com a presença dos pais e dos portadores de necessidades especiais que praticam suas atividades naquele Centro.
Para o comandante do Regimento de Policiamento Montada (Cavalaria), major José de Anchieta Leite, o Centro de Equoterapia vem desenvolvendo um papel fundamental nas vidas das famílias que possuem portadores de necessidades especiais, pois são visíveis a melhora das crianças e dos adolescentes.
O evento contou com apresentação de um video, mágico, e o desfile do mais novo membro do Centro de Equoterapia, a égua estrela.Logo após foi servido um coquetel para os presentes.

Equoterapia

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

Compartilhar