Mais de 3.900 policiais paraibanos iniciam cursos à distância

Ao todo, 3.945 policiais civis, militares e bombeiros militares da Paraíba se inscreveram para o 21º Ciclo de cursos da Rede Nacional de Educação à Distância para Segurança Pública, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através do Ministério da Justiça. As aulas foram iniciadas nesta quarta-feira (23).

O curso mais procurado foi o de Direitos Humanos (680), seguido pelo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (304), e o de Capacitação em Educação para o Trânsito (256). A Rede Nacional de Educação à Distância oferece 53 cursos, cujas horas aula variam entre 40h/a e 60h/a.

Três ciclos de estudos são realizados por ano pela Rede Nacional de Educação à Distância e a participação em pelo menos um curso a cada 12 meses é obrigatória para que o policial possa ser beneficiado com o Bolsa Formação, incentivo de R$ 443 dado pelo Governo Federal àqueles que têm um salário bruto menor que R$ 1.700.

A Rede está implementada nas 27 unidades da Federação por meio de 270 Telecentros já instalados nas capitais e principais municípios do interior. Na Paraíba, os policiais podem encontrar telecentros nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Picuí. “A existência desse espaço facilita o acesso à internet, pela qual os policiais alunos podem realizar as atividades dos cursos, participar de fóruns, chats, assim como fazer a leitura do material”, explicou a subgerente de Tecnologia da Informação, Maria José de Souza Borges.

Compartilhar