Pelotão de Polícia Turística será reativado

O Pelotão de Polícia Turística da Paraíba está sendo reativado pelo Comando da Polícia Militar do Estado e, já a partir da próxima semana, a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) iniciará um ciclo de palestras de orientação e treinamento dos policiais. Atualmente, o Pelotão tem um efetivo de 55 homens e, até o final do ano, deverá contar com 110 PMs, com viaturas próprias e fardamentos padronizados. A atuação será feita nos principais pontos turísticos paraibanos, nos portões de entrada de João Pessoa (como aeroporto, terminal rodoviário e estradas) e durante os eventos.

Para melhorar o nível de atuação dos PMS nessa área, a PBTur dividirá o ciclo de palestras em duas turmas, que acontecerão nos dias 18 e 19 de janeiro. As palestras serão ministradas no auditório da Empresa e o conteúdo terá como foco principal a Introdução ao Turismo, com os seus conceitos, classificação e tipos de público; Informações turísticas, como pontos, atrativos e equipamentos; e Informações de História e Geografia, com nomes de personalidades e datas comemorativas.

Nas palestras também serão abordados temas como combate às drogas, ao turismo sexual e o atendimento aos turistas estrangeiros, com apoio da Polícia Federal; Acessibilidade, com orientação do pessoal da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência); e noções básicas sobre os direitos dos turistas, através da atuação da Curadoria do Cidadão.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destaca que as palestras fazem parte de uma ação bem mais ampla, de capacitação dos policiais militares que atuarão na linha de frente com os turistas. “Estamos formatando cursos com períodos maiores, a partir de seis meses, que tratarão de qualificar os profissionais para o combate ao turismo sexual, como tratar bem o turista e ofereceremos cursos de língua inglesa e espanhola”, disse.

Capacitação – Ruth Avelino lembra que o Pelotão de Polícia Turística já existia, mas que não atuava efetivamente. “Também estamos reativando o nosso setor de Treinamento, que estava parado há mais de dois anos, sem elaborar um único projeto, cursos ou palestras. Temos profissionais capacitados, como fechar parcerias com o Sebrae e Senac, e um auditório com capacidade para mais de 160 pessoas”, aponta a presidente da PBTUR.

Na opinião da executiva, a reativação do Pelotão Turístico representará um diferencial a mais para a Paraíba em um novo modelo de atendimento aos turistas, em especial, na alta estação. “É fundamental que os turistas se sintam bem recebidos, tenham uma atenção especial, porque vão falar bem da cidade e farão uma propaganda positiva do destino. A propaganda boca a boca é que item que atrai novos visitantes”, destaca Ruth Avelino.

Compartilhar