Polícias trabalham de forma integrada durante Operação Verão

Polícias trabalham de forma
integrada durante Operação Verão

Oferecer segurança reforçada para paraibanos e turistas que visitam o Estado durante o verão 2011, que promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Esse é o objetivo da Operação Verão, que está sendo desenvolvida pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros desde o início de janeiro deste ano.

O policiamento acontece até o dia 28 de fevereiro e vai desenvolver ações integradas, a fim de preservar a ordem pública, a tranquilidade e o bem-estar dos cidadãos. Para isso, as delegacias municipais de Polícia Civil na circunscrição da Gerência Metropolitana, incluindo a sede, devem trabalhar em plantão de 24h. Também em plantão durante os finais de semana trabalham as 1ª, 2ª, 9ª e 10ª delegacias distritais em João Pessoa, a 5ª DD em Bayeux, 6ª DD em Santa Rita e 7ª DD em Cabedelo.

De acordo com o assessor de Ações Estratégicas da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, tenente-coronel Júlio César, as delegacias móveis serão instaladas nos litorais Norte e Sul de acordo com a programação local de cada cidade, e na orla da Capital, no horário noturno, visando propiciar mais agilidade na prestação de serviços aos usuários. “Um outro plano operacional mais específico já está sendo desenvolvido para as festividades carnavalescas”, completou o assessor.

Outras delegacias que funcionam 24h por dia nesse período são a Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur), instalada na praia de Tambaú, e a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DATran), que fica na Central de Polícia, ambas na Capital.

Já a Polícia Militar atua ostensivamente nas principais praias da orla, como Tambaú, Cabo Branco, Intermares e Jacumã, e também em pontos turísticos, a exemplo do Farol, Estação Cabo Branco, Cidade Antiga, Forte de Santa Catarina, Porto de Cabedelo, reservas, parques ambientais e áreas de visitação também no interior, entre eles, o Lajedo de Pai Mateus, Pedra da Boca, Pico do Jabre e Parque dos Dinossauros.

O Corpo de Bombeiros prioriza as áreas litorâneas da região metropolitana, com grupamento de guarda-vidas, e interior do Estado com pronto-atendimento, principalmente nos fins de semana e feriados.

“A execução com sucesso da Operação Verão faz parte da nossa missão de fomentar uma política de Estado voltada para a segurança pública, de forma que a polícia seja de todos, e proporcione a devida sensação de segurança ao povo”, destacou o secretário da Segurança, Cláudio Coelho Lima.