4º Batalhão realiza formatura de mais 100 adolescentes no Proerd

Alunos Proerd acompanhado pelo isntrutores
O 4º Batalhão de Polícia Militar realizou formatura de turmas do 5º ano nas cidades de Bananeiras e Alagoinha, mais de 100 crianças receberam o certificado do programa educacional de resistências as drogas e violência e valorização a vida.
As formaturas aconteceram em dois locais distintos, na Escola Monsenhor Walfredo Leal, em Bananeiras e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquina Moura, na cidade de Alagoinha. Houve premiação para a melhor redação e entrega de certificados para todas as crianças concluintes do curso, ao final as crianças fizeram o juramento do PROERD, o ponto máximo para os alunos foi a chegada do mascote do programa, o DARE, que chegou de surpresa para cantar o hino do PROERD.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O Proerd é desenvolvido nas escolas Públicas e Particulares, apenas no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

Compartilhar