Coronel Euller é o novo comandante geral da Policia Militar da Paraíba

CMTG Euller discursa para as autoridades presentes
O governador Ricardo Coutinho presidiu na manhã desta segunda-feira, dia 03, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, a solenidade de posse e de transmissão de cargo do novo comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves. O evento foi muito prestigiado e contou com a presença de várias autoridades civis e militares.
Na mesma solenidade o governador também empossou os comandantes de todos os Batalhões e Companhias de Polícia do Estado da Paraíba.
Em seu pronunciamento o governador Ricardo Coutinho falou de novos tempos com desenvolvimento na Paraíba clamou a todos s se unir em prol do engrandecimento e melhoria de vida de todos os paraibanos.
Em outra parte do seu discurso, Ricardo Coutinho, falou em equilíbrio financeiro do Estado, que atualmente está infligindo a Lei de responsabilidades fiscal, e adiantou, temos que nos organizar administrativamente e economicamente para dar o grande salto do desenvolvimento que a Paraíba merece, e que ficou para trás dos ouros Estados da região.
Continuando, Ricardo Coutinho reafirmou que tem um grande compromisso em priorizar o setor de Segurança Pública para baixar os índices de criminalidade existente em todo Estado, bem como equipar investir em equipamentos bélicos como armas, coletes a prova de balas e viaturas, além de investir nos profissionais em segurança púbica que é o maior patrimônio da Corporação.
Com minha eleição para o Governador do Estado, acaba a era do atraso e os paraibanos podem dizer que o governo tem a cara e vai trabalhar para o povo, no sentido de promover a melhoria na qualidade de vida dos mais necessitados.
Já empossado como novo comandante da quase bicentenária Polícia Militar da Paraíba, o coronel Euller de Assis Chaves, ressaltou que vai trabalhar conforme as diretrizes do governador Ricardo Coutinho, e prometeu a sociedade paraibana mais policias nas ruas para garantir tranqüilidade aos paraibanos.
Vamos trabalhar com o objetivo de diminuir a criminalidade, bem como garantir investimentos na Corporação e realizar Cursos para cada vez mais a população contar com policias militares preparados para garantir a segurança da sociedade.

Integra do Discurso

Este é um momento mágico em minha vida, um sonho que se torna real. Transcende um instante isolado, emoldurado por uma ritualística militar. É fruto de uma construção que tem sob seu comando, Deus, Arquiteto do Universo, a quem dedico toda honra e glória. Outros construtores foram meus avós (Nicácio e Elizeth) quando em vida, muitas lições me ensinaram, meus pais (Marcílio e Vânia), minha mulher e filhos (Cristiane, Benner, Euller JR e Bruno), irmãos e irmã, tios e tias, enfim, a todos familiares e amigos construtores do meu ser, minha gratidão.
Aos companheiros e companheiras da PM, parceiros de tantas lutas e partícipes diretos de minha formação profissional e ética, do soldado ao coronel, ativos ou da reserva, vivos ou passageiros de outra vida, muito obrigado!
Aos milhões de cidadãos paraibanos- nossos maiores clientes- que se fazem representar pelo governador Ricardo Coutinho, Comandante-em-Chefe da Corporação, meu eterno agradecimento pela escolha, confiança e oportunidade.
Agradeço ao coronel Monteiro, pelas realizações já citadas e desejo sucesso na sua nova vida que inicia.
Quanto à missão confiada, aponta um cenário que exige algumas observações, entretanto, revela muitas convicções, todas vinculadas as “Políticas de Comando”.
Sinto que os cidadãos esperam do nosso comando entusiasmo, diálogo, proximidade, zelo, justiça, transparência, respeito, confiança e tantas outras expectativas.
Daí sou convicto que nossa missão é para sermos servos, não “patrões”, escravo, não senhores. Precisamos exercer autoridade sem autoritarismo…
Faremos um comando que terá como princípios: o olhar permanente para o programa de governo, a unidade, a hierarquia, a integração, o empoderamento a disciplina, o cuidado e o respeito à pessoa humana, o planejamento, a prevenção e o foco permanente no trabalho pela melhoria contínua da qualidade do serviço.
Internamente, realizaremos o diagnóstico de sentimentos e valores; priorizaremos as ações administrativas e proteção ao ser-policial-militar-humano; socializaremos ambiências, poder e responsabilidade; estimularemos o aprendizado constante como cultura institucional; a distribuição justa do trabalho e a continuidade dos bons projetos dos comandos anteriores. Impulsionaremos a produção das idéias que se vinculam aos ideais e que não terão hierarquia, pois temos a certeza que a “ razão” é a maior de todas as autoridades e o ser humano é o início, o meio e o fim de toda ação administrativa.
Sim, a Polícia Militar é mera abstração, de concreto mesmo são os seres humanos que a integram: eles choram, tem sentimentos, sonhos e frustrações. Vislumbramos profissionais motivados a “proteger e servir”, pelo cuidado que seus comandantes lhes darão, tornando-se mais felizes naquilo que faz, logo, mais sensíveis aos seres humanos e suas diferenças.
A pesquisadora Valderez Fraga afirma que: É possível articular os tradicionais critérios científicos da administração-eficiência, eficácia e efetividade-aos critérios filosóficos da relevância do humano. E diz mais o humano não é apenas um fator ou uma dimensão, ao contrário, o humano é o que torna possíveis as demais dimensões da gestão.
O ser humano será nosso alvo estratégico, dando-lhe relevância, priorizando suas necessidade, fazendo seus os objetivos institucionais, sendo justo e legalista, preferindo o caminho certo ou fácil, trocando o medo pelo respeito, o sofrimento pelo esforço, o desleixo pelo cuidado, Acreditar no profissional será o principal caminho para o alcance das metas a serem apresentadas.
Resta-nos clamar pela presença de Deus nas nossas decisões e convidar todos os cidadãos do bem, que desejem viver tranqüilos, começar a refletir para agir em torno da canção de Gerando Vandré “vem vamos embora, esperar não é fazer quem sabe faz a hora não espera acontecer”… Unidos mudaremos realidades indesejáveis, sempre pautados no pensar do Ernesto Tchê Guevara: haveremos de agir com rigidez, sem jamais perdermos a ternura.
Por fim, é obvio que dificuldades haveremos de enfrentar, porém, como sabiamente afirmara o mestre Paulo Freire: “mudar é difícil mas é possível” , logicamente , para e pelo bem comum- maior razão do nosso desejo em sermos policiais- pois, os desafios não serão encarados com sucesso por um só homem ou mulher, mas todos de mãos dadas, haveremos de construir uma Polícia Militar melhor e que contribua para a Segurança Pública em nossa amada Paraíba

Compartilhar