Lancha vai garantir policiamento nos rios Paraíba e Sanhauá

Nova embarcação da Polícia Militar

Diminuir os índices de criminalidade na região de Bayeux a Cabedelo é o objetivo da Polícia Militar da Paraíba. E para alcançar esta meta o comandante geral da Corporação, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, presidiu na manhã desta quinta-feira, dia 01, na 3º Companhia, a solenidade de entrega do Barco Barreiras, que vai iniciar um novo tipo de policiamento aquático.
Conforme informações do coronel Monteiro, muitos dos crimes cometidos nos bairros que beiram o rio Sanhauá desde a cidade de Bayeux a Cabedelo são cometidos pelos meliantes que após praticarem os delitos fogem para a outra margem do Rio através de canoas que ficam atracadas já em pontos estratégicos.
Munido destes levantamentos feito através do Serviço de Inteligência do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, a Corporação realizou uma parceria com a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, onde aquele órgão federal doou uma embarcação a PMPB.
O comandante geral da PM, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, informou ainda que os rios Paraíba e Sanhauá, que cortam a cidade de Bayeux, servem como rota de fuga para criminosos de drogas, além das ocorrências de crimes ambientais. E para coibir estas ações, a 3ª Companhia do 1º Batalhão, em parceria com a Capitania dos Portos, analisando a necessidade da modalidade de policiamento embarcado, viabilizaram uma lancha para patrulhamento dos rios e realizaram treinamentos específicos de qualificação de pessoal no segundo semestre de 2009.
O Curso Especial de Tripulação de Embarcação no Serviço Público-ETSP, foi ministrado no Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da PMPB, com 40 horas/aulas e disciplina teóricas e práticas como: sobrevivência no mar, mecânica de motor a diesel; nós e amarrações; comunicação operacional, carta marítima, manobras, sinais sonoros e luminosos, e regulamentos de embarcações.
Todos os alunos policiais militares da 3ª Companhia, do Batalhão de Policiamento Ambiental e de outras unidades operacionais, bem como Corpo de Bombeiros, somando um total de 40 militares, se submeteram, ao término do Curso, a um teste teórico que avaliou o conhecimento do corpo discente no tocante ao conteúdo ministrado, sendo nele todos aprovados.
O Curso ETSP habilita o policial militar a pilotar embarcações de até seis metros de cumprimento, permitindo que o profissional em segurança pública patrulhe em locais que para a guarnição de policiamento motorizado e a pé são inacessíveis, deste modo aumentando a atuação do serviço de combate ao crime.

Compartilhar