Polícia Militar realiza mais um Curso de Especialização

Mesa composta por autoridades civis e militares

O secretário de Segurança e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, e o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, participaram na manhã desta segunda-feira, dia 31, no Centro de Educação, da solenidade de formatura do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologia Educacional-Cegeste. Vinte e um profissionais em segurança de alguns Estados também concluíram o Curso.
O curso tem como meta capacitar técnica e pedagogicamente os profissionais em segurança pública (policiais civis e militares e bombeiros militares) para o exercício das funções de gestor escolar e de facilitador do processo ensino-aprendizado.
A sua metodologia está fundamentada na concepção do professor-instrutor como profissional do ensino que tem na tarefa de cuidar da aprendizagem dos alunos a perspectiva da construção de uma cidadania consciente e ativa que lhe permita identificar e posicionar-se frente às transformações em curso incorpora-se na vida produtiva e sócio-político, respeitada a diversidade pessoal e cultural. Os princípios do Curso contemplam características da formação docente considerada, na atualidade, como inerentes à atividade pedagógica.
Toda carga horária do Curso chegou a 432h/a referentes ao período presencial que é desenvolvido em 18 semanas, e que, ao todo, tem uma duração de nove meses, incluindo a elaboração do trabalho e conclusão do curso que é a monografia.
Outro objetivo do Curso é propor um corpo de conhecimento técnico pedagógico aos policiais que compõem o quadro docente da PMPB, do Corpo de Bombeiros Militares e das Co-irmãs, para o exercício das funções de educador e facilitador, dentro e fora da sala de aula. Propiciar uma reflexão sobre o fazer pedagógico a partir do conhecimento dos fundamentos básicos da área e específicos curriculares, desenvolvendo conhecimentos e pensamento investigativo que possibilitem a formulação de questões e proposição dede soluções para os problemas vivenciados no cotidiano pedagógico, numa perspectiva multidisciplinar e colaborativa.
Além disso, o Curso propicia aos alunos a construção de múltiplas linguagens na perspectiva da ampliação dos horizontes culturais do educando, fornecendo condições para um pensar autônomo multirreferenciado, para uma compreensão do trabalho pedagógico como ação coletiva, ética e democrática promovendo assim, o desenvolvimento profissional pela reflexão teórico-prática e pela sistematização dos saberes docentes.
O Cegeste compreende a ação educacional em espaços profissionais não escolares, aprofundando os conhecimentos específicos na perspectiva da atuação interdisciplinar na educação militar, trabalhando com as diferenças e com as necessidades especiais de cada educando, visando à inclusão social.