Centro de Equoterapia da PM comemora o 1º aniversário

Teatro de fantoche animou as comemorações

Para comemorar o 1º ano de aniversário do Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba, localizado no parque Henrique Vieira de Melo, Bairro do Cristo Redentor, várias atividades artístico cultural foram realizadas.
O Esquadrão de Cavalaria da Polícia Militar é atualmente comandada pelo major Francimar Vieira Lins, que na oportunidade ressaltou a importância do Centro de Equoterapia, para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Já o tenente-coronel Jefferson Costa e Silva, coordenador do Centro, enalteceu a importância do tratamento para as pessoas com necessidades especiais através do cavalo que é um animal nobre e tem várias utilidades desde os primórdios da humanidade.
Várias crianças e adolescentes estão participando do tratamento, e segundo os pais vem dando resultados impressionantes para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação, Psicologia e Equitação. É um trabalho realizado em equipe, a qual deve ser altamente especializada, requer além dos conhecimentos particulares de cada profissão, alto grau de conhecimento deste instrumento terapêutico – o cavalo – e familiaridade com o mesmo, para se obter bons resultados. O cavalo precisa apresentar características específicas, próprias para esta prática e, mesmo sendo um cavalo ideal, a qualidade do tratamento e os resultados são baseados no tratamento especializado em Equoterapia do terapeuta, na sua perícia e experiência clínica e em quão bem ele integra o uso do cavalo em um programa de tratamento abrangente.
Os efeitos terapêuticos com o cavalo vêm sido descritos desde a época de Hipócrates (458-370 a.C.), que indicava a equitação para regenerar a saúde. A utilização da Equoterapia é coerente com a prática padrão da Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, etc., na medida em que a atividade é experimental, funcional e exercida em um ambiente natural. O movimento do cavalo, como uma ferramenta, pode ser comparado a outras ferramentas terapêuticas como bolas, patinetes ou balanços. No entanto, a variabilidade do movimento do cavalo, o ritmo, a dimensionalidade, a regularidade e a habilidade do terapeuta em atuar nestas qualidades de movimento, fazem com que o cavalo, como uma ferramenta, suplante as demais. Através do movimento tridimensional e multidirecional do cavalo (considerado o mais semelhante ao da marcha humana), é possível mandar estímulos ao praticante (paciente de Equoterapia) para a conquista do equilíbrio, relaxamento, coordenação, adequação do tônus muscular e desenvolvimento neuropsicomotor.
Emocionalmente, o praticante é favorecido pelo ambiente natural, trocas afetivas com o animal, além de se trabalhar a segurança e a autoconfiança através da possibilidade do domínio de um animal grande e forte. O caráter de diversão, prazer e descontração, fazem com que o paciente seja um participante ativo em seu processo de reabilitação, característica importante que difere dos atendimentos em consultórios.

Compartilhar