Polícia Militar evita tragédia em assalto a ônibus

A Polícia Militar negociou com os acusados a liberação dos reféns

Uma cena de assalto que geralmente só é vista nas grandes capitais do Brasil a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro aconteceu na noite da última quinta-feira (11) em João Pessoa. Dois homens armados mantiveram 29 passageiros de um coletivo sob a mira de armas por cerca de uma hora, mas não conseguiram êxito no crime, porque a Polícia Militar da Paraíba agiu rápido, com profissionalismo e evitou que acontecesse uma tragédia.

De acordo com o major Sousa Neto, comandante da Companhia de Moto Patrulhamento do 1º Batalhão, que esteve à frente de toda a negociação, por volta das 19h30 dois homens subiram em um ônibus no Terminal de Integração, no Varadouro. O destino do coletivo era a cidade de Cabedelo, mas a viagem foi interrompida meia hora depois.

No momento em que o coletivo trafegava por uma rua lateral ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, dois homens se levantaram rapidamente e um deles, já de arma em punho, anunciou o assalto enquanto o comparsa recolhia todos os pertences das vítimas. No momento da ação, um passageiro que estava dentro ônibus teve a coragem de ligar para polícia e avisar sobre o assalto.

De imediato, o Centro Integrado de Operações Policiais, (Ciop) acionou o pessoal da Ciclo Patrulha, e o moto Patrulhamento. Os policiais identificaram o coletivo e interceptaram o veículo no momento em que os bandidos se encontravam dentro recolhendo os pertences dos passageiros. Ao verem a polícia, eles ficaram nervosos e o clima passou a ficar tenso dentro do ônibus já que eles ameaçavam atirar nas pessoas.

Com muita cautela, paciência e profissionalismo, o major Sousa Neto iniciou as negociações com os bandidos. Nesse momento o pessoal do Grupo de Ações Táticas Especiais, (Gate), também da Polícia Militar foi acionado e os atiradores de elite se posicionaram para agir, caso fosse necessário. A ação mobilizou cerca de sessenta homens da PM que permaneceram o tempo todo ao redor do coletivo, enquanto o major comandava as negociações com vistas à rendição dos bandidos.

Durante as negociações, um dos assaltantes ainda chegou a efetuar um disparo contra a polícia e a partir daí o clima ficou mais tenso ainda. Depois de cerca de quarenta minutos, os dois bandidos resolveram se entregar. Como não conseguiu visualizar bem os assaltantes, o major Souza Neto mandou que todos os passageiros descessem do coletivo com as mãos para cima e ficassem de costas na lateral do ônibus.

A partir daí foi feita a revista em todas as pessoas e o revólver usado no assalto acabou sendo encontrado com um menor de 15 anos. Com ajuda dos passageiros, a polícia identificou e prendeu o homem que estava recolhendo os objetos das vítimas. Edson Ricardo da Silva Lourenço, 20 anos, que mora na comunidade Nova Esperança, conjunto Renascer II, e o adolescente L.T.S. de apenas 15 anos, residente no bairro Renascer IV, ambos em Cabedelo foram levados para a Delegacia de Tambaú e autuados em flagrante.

Ao falar sobre a ação que teve um desfecho positivo, o major Souza Neto afirmou que nessa modalidade de crime, o policial tem que está preparando profissional e psicologicamente e com relação a isso ele afirmou que a Polícia Militar da Paraíba tem homens que capacitados e treinados constantemente para agir em situações de gerenciamento de crise, como foi o caso desse assalto.

“A Paraíba é um dos poucos Estados do Brasil que treina tropas especializadas de outros estados para agir nesse tipo de situação, como é o caso do treinamento que está acontecendo esta semana e conta com a participação de policiais do Bope de São Paulo, um dos grupos mais bem preparados da PM paulista, como também de outras tropas de elite da Polícia Militar do Pernambuco, Rio Grande do Norte, e Brasília”, afirmou o major Sousa Neto.

Compartilhar