Câmeras vão garantir a segurança de foliões no desfile do Muriçocas do Miramar

Dezesseis câmeras de monitoramento, capazes de aumentar a imagem em até 100 vezes, serão usadas pela Polícia Militar para garantir a segurança dos foliões durante o carnaval. O uso dos equipamentos fará parte da ‘Operação Carnaval 2010’, que será realizada pela corporação a partir desta quinta-feira (4) e prosseguirá até o final dos festejos de momo.

As câmeras são digitais e de alta precisão. Elas serão instaladas a partir da próxima segunda-feira (8) em pontos estratégicos do percurso que o bloco Muriçocas do Miramar fará na quarta-feira (10). Os equipamentos ficarão nesses locais até o final do Carnaval. Por questões de segurança, a polícia não revelou os trechos que receberão as lentes.

Segurança total – As máquinas irão transmitir imagens para a Central de Operações do Núcleo de Tecnologia da Informação da PM. Policiais ficarão a postos nesse setor e assim que as câmeras flagrarem a ocorrência de um crime, eles acionarão os PMs próximos do local para efetuar a prisão em flagrante do responsável.

Além das câmeras, a PM irá empregar todas as modalidades de segurança neste Carnaval. Homens e mulheres da Cavalaria, Rotam, Choque, Ciclopatrulha e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) ficarão a postos nos trechos de muita concentração de pessoas. Os foliões também irão dividir espaço com diversos postos de Observação Policial, com equipes atentas a qualquer movimentação suspeita.

Efetivo em alerta – De acordo com o coronel Wilde Monteiro, comandante da Polícia Militar da Paraíba, a determinação do Governo do Estado é que todo o efetivo da corporação seja empregado para assegurar a paraibanos e turistas festejos tranquilos.

Por isso, os trabalhos de segurança pública serão intensificados em todos os municípios da Paraíba. Mas os trechos que recebem grande quantidade de foliões receberão mais atenção das polícias Civil e Militar. Todo o efetivo dessas duas instituições será empregado nas atividades.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Gominho, determinou que delegacias móveis sejam usadas nos trechos de grande movimentação. As equipes das delegacias convencionais também serão reforçadas e os agentes estarão a postos para atender qualquer tipo de ocorrência.

Trânsito – Os motoristas também receberão mais atenção durante os festejos de Carnaval. Cerca de 90 homens da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) estarão nas ruas realizando blitze e intensificando a fiscalização. O alvo das fiscalizações será o consumo do álcool por parte de condutores. Motoristas e motoqueiros que apresentarem sinais de embriaguez serão abordados e examinados com bafômetros.

Segundo o capitão Arilson da Silva Valério, comandante da CPTran, durante os festejos aumenta o consumo de bebidas alcoólicas por parte de motoristas. Por isso, os policiais irão intensificar a fiscalização. “Qualquer condutor que apresentar indício suspeito será abordado e vistoriado. Quem for pego dirigindo embriagado, será levado à delegacia e autuado com base na Lei Seca. O veículo também poderá ser apreendido”, adverte.

A pena para condutores com até 0,1 mg de álcool por litro de sangue é a suspensão da Carteira de Habilitação por um ano, além de multa de R$ 955. Acima de 0,3 mg/ litro de sangue, a punição também inclui a detenção do motorista (de seis meses a três anos).

Os trabalhos serão estendidos a todo o Estado, e reforçados nos locais que costumam receber grande fluxo de foliões, a exemplo das praias de Jacumã e Lucena. Os agentes da CPTran estarão de plantão nas áreas movimentadas para dar orientações aos condutores. “A nossa recomendação é que as pessoas evitem ir aos festejos de carro particular. Aconselho a usar táxi ou transporte público”, orienta o oficial.

Compartilhar