Edson Ramalho trata bêbes prematuros com musicoterapia

A música como forma de terapia para ajudar bebês prematuros durante sua recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Esse tratamento através da sonorização está sendo desenvolvido pela primeira vez na cidade de João Pessoa, na maternidade do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.
O projeto de musicoterapia foi iniciado no dia 22 de janeiro deste ano na UTI Neonatal da unidade de saúde. O tratamento consiste em colocar músicas para os bebês escutarem duas vezes por dia. Antes de cada momento de sonorização, faz-se silencia total no ambiente por 30 minutos e, em seguida, mais 60 minutos de Wolfgang Amadeus Mozart ou sons da natureza (barulho de água, floresta, pássaros, cachoeiras e até mesmo o movimento intra-uterino, com ritmos cardíacos ao fundo).
Alexandrina Galvão, coordenadora da UTI Neonatal, disse que a musicoterapia age nos níveis dos hemisférios cerebrais e tem uma ação positiva, melhorando o coeficiente de inteligência. “Estudos revelaram que a musicoterapia diminui as frequências respiratória e cardíaca, a saturação (aproveitamento de oxigênio), a expressão facial e os movimentos de corpo do bebê. Com isso, os prematuros melhoram sua saúde e diminuem o tempo na UTI”, explicou.
Atualmente, existem seis bebês internados na UTI Neonatal do Edson Ramalho que participam do tratamento. “Vamos realizar a primeira avaliação com os bebês após um mês de tratamento contínuo, para saber se realmente a musicoterapia está ajudando na recuperação dos prematuros. Esse é um projeto pioneiro aqui na Capital, mas já vem sendo utilizados em outras UTIs do Brasil e do mundo”, comentou Alexandrina.

Compartilhar