Principal > Prevenção

PM reformado ministra instrução de Defesa Pessoal nos batalhões
14/11/2013

Sargento Batista fez demonstrações da técnica em instrução ministrada CEATur (Fotos: Ricardo Sérgio)
Imobilizar o agressor com segurança e sem uso de violência. Esse é o princípio base de uma técnica chamada Autodefesa Policial do Brasil – baseada em métodos da Polícia japonesa e desenvolvida na Paraíba pelo policial militar reformado 2º sargento Batista Moreira. A arte, tem sido levada por ele aos batalhões e companhias independentes da PM, a fim de agregar conhecimento aos militares, sempre focando o respeito ao Direitos Humanos e a contenção dos suspeitos de forma pacífica.

“Voluntariamente, já passei pelo 1º e 5º Batalhões da Capital, simulando ações como a condução segura de suspeito com uso de PTPs (algemas) e a contenção do agressor através do Bastão Policial Tático (conhecido com catete) - e nenhum ataque”, comentou Batista, que na manhã desta quinta-feira (14) ministrou as instruções na sede da Companhia Especializada de Apoio ao Turista (CEATur), no bairro de Tambaú, na Capital.

Ainda conforme o policial, a ideia é levar o projeto voluntário a todas as unidades da PM distribuídas no Estado. Há mais de 30 anos atuando dentro da Polícia Militar como instrutor de técnicas de defesa pessoal, hoje o sargento Batista realiza trabalhos voluntários e também remunerados repassando os conhecimentos adquiridos com o estudo a e a experiência diária.

Técnicas de contenção com segurança de agressores foram apresentadas
Instruções tem levado mais conhecimentos aos PMs

26 / NOV -
PM prende homem acusado de tentativa de homicídio em Cabedelo